top of page

GLÓRIA D'OESTE

GettyImages-1321415832_edited_edited.png

Nossa História

Esta região, em tempos primitivos, foi habitada pelo povo indígena bororó, conhecido como Índios Cabaçais, denominação dada pelos primeiros desbravadores, os Paulistas, em tempos de Brasil Colônia. Este povo habitava o Vale do Rio Paraguai e estendia seus domínios até o Vale do São Lourenço. 
A região também foi movimentada por seringueiros e poaieiros, que cortavam este chão em busca do extrativismo vegetal.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Não deixaram, no entanto, registros históricos, nem ao menos sinais de colonização. A história dos habitantes de Glória D’Oeste é relativamente recente, e está invariavelmente ligada à de Mirassol D’Oeste. 
Incentivos governamentais da década de cinqüenta levaram centenas de famílias, ávidas de um pedaço de terra para plantarem, a procurarem, a partir de 1954, esta região oestina mato-grossense, reconhecidamente de solo fértil. 
A denominação Glória D’Oeste foi escolhida em plebiscito pela comunidade. 
Antes o povoado era conhecido por Cruzeiro D’Oeste. Era uma referência geográfica, devido ao fato do formato da estrada que dá acesso ao lugar lembrar uma cruz, e foi adotado por sugestão de religiosos que vindos de Cáceres freqüentavam o povoado, acrescido de D’Oeste, para designar sua posição em relação ao Estado. 

 

Desta forma, os habitantes da região conviveram por longo tempo com o termo original, porém, ao receber a emancipação política, verificou-se que o nome Cruzeiro D’Oeste não poderia ser adotado oficialmente por existir município homônimo no Estado do Paraná. 
Glória D’Oeste é um município com características essencialmente agrícolas e de lides pecuárias, responsáveis pela sua consolidação econômica. 
A ocupação e povoamento efetivo deu-se a partir de 1972, ocasião em que recebeu forte fluxo migratório, com inúmeras famílias fixando moradias, tanto na zona urbana, quanto rural – vindos de diversas partes do país. 
Durante o período que permaneceu na condição de distrito de Mirassol D’Oeste, ainda sob a denominação de Cruzeiro D’Oeste, foi atingido um grau de desenvolvimento que lhe proporcionou a emancipação política. 

Avenida dos Imigrantes, 2000, Centro, Glória D‘Oeste-MT

gloria 02.jpg
gloria 01.jpg
bottom of page