top of page

JAURU

GettyImages-1321415832_edited_edited.png

Nossa História

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Arapucel Indiavaí e Ombreiras S.A., no período de 12/2001 a 06/2002, é possível contar um pouco da história de Jauru: 
O município de Jauru teve sua origem no município de Cáceres, que foi desmembrado de Cuiabá, sob a denominação de Villa de São Luiz do Paraguay, passando depois à Vila Maria e posteriormente São Luiz de Cáceres e por fim Cáceres. 

Encontra-se na mesorregião 129 - sudoeste matogrossense, na microrregião 531, denominada Jauru. O relevo dessa área é caracterizado pela depressão do rio Paraguai, na calha do rio Jauru, com 30% de sua área com topografia acidentada, sendo o restante ondulada e plana. 

Esse território foi habitado, no passado, por inúmeros povos indígenas, dentre os quais, têm-se notícias dos Nambikwara, Parecis, Bororo. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Atualmente não se encontra povo indígena nessa extensão territorial, no entanto, é comum a população local deparar nos terrenos preparados para o plantio, com objetos que identificam a presença indígena, como cacos de cerâmica e machados de pedra. 
Os primeiros homens brancos a passar pela região, parece datar do século XVI, quando os espanhóis, em incursões por terras demarcadas pelo Tratado de Tordesilhas, chegaram até a barra do rio Jauru. A partir daí, outros grupos ou expedições, como a do Paulista Manoel de Campos Bicudo mantiveram contatos com índios da área. Nos tempos da Capitania de Mato Grosso, o rio Jauru teve intensa movimentação, pois esse rio servia de via de transporte para a antiga capital - Villa Bella da Santíssima Trindade. Pode-se dizer que essa era uma região somente de passagem, pois não surgiu nenhum núcleo de povoamento mais avançado. 


Somente mais tarde, a partir de 1946, essa região foi realmente povoada. Sob a influência do movimento de colonização e o favorecimento legal, oferecido pelo estado de Mato Grosso, foram vendidos a preços módicos, grandes lotes de terra. Compravam-se terras apenas pelo mapa, desconhecendo totalmente a realidade. Foi a Companhia Comercial de Terras Sul Brasil de Marília (SP) que adquiriu as primeiras glebas de terra na região. 
Em 1953, essas terras, localizadas entre o rio Jauru até a altura da confluência do rio Santíssimo, começaram a ser ocupadas. Parte dessas glebas formou a área urbana do atual município de Jauru. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


A origem do nome Jauru, deriva da língua Tupi, que significa "Peixe Grande". Inicialmente o município recebeu o nome de "Gleba Paulista", que mais tarde, em função da religiosidade do povo, passou a chamar "Cidade de Deus". 
No entanto, talvez pela força do nome do histórico rio Jauru que corta esse território, acabou prevalecendo o nome de "Jauru" para o município. 
A partir de 1954 chegaram na área, procedentes de São Paulo, Paraná e Minas Gerais, algumas famílias. Com estas famílias surgiram as primeiras lavouras de café, arroz, milho e feijão. 

concurso-jauru.jpg
amp-8974839.jpg

R. do Comércio, 400 - Jauru, MT, 78255-000

(65) 3244-1855

bottom of page